. AMIGOS
. Roxinha
. Piri
. Plainas
. Nelinho
. Hraki
. Informação
. TSF
. Antena1
. The Sun
. GLORIOSO
. armada31
. AMANHÂ VENHAM APOIAR OS M...
. Esqueçam lá o "Estrelas"....
. 1975
CHE - a super treta........
"...Há 40 anos (8 de outubro de 1967) morria o médico - que nunca mudou um penso! _ argentino Ernesto Guevara Lynch de La Serna. E nascia uma das maiores lendas de sempre: o Che. Com as possiveis excepcões do Pai Natale da cegonha, jamais um mito teve tão pouco a ver com a realidade.
Em pleno século XXI, a efige do guerrelheiro de boina guarnece o biquini de Gisele Bundchen, o bíceps de Maradona e a pança de Mike Tyson. O retrato romanesco do Che, tirado por Alberto Korda em 1960, é a foto mais reproduzida da Historia e ajudou a entronizar Guevara como um James Dean marxista. UM PALADINO DA LIBERDADE? nem por isso : a caracteristica essencial do Che era a violencia sanguinária. Eis a sua divisa: "Em caso de duvida,MATE!" .
Só mesmo a magistral propaganda comunista ( especializada na venda de bana da cobra) para transfigurar este ferrenho totalitário ( o estadista que mais admirava era KIM II- SUNG, o tirano da Coreia do Norte) num ícone libertário. Não ele NUNCA disse "hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás!". Depois da revolução Cubana, Guevara assumiu o comando da fortaleza LA CABAÑA, que converteu em CAMPO DE EXTERMÍNIO de prisioneiros politicos - de preferência carregando ele próprio o gatilho. Aliás, só fez asneiras: como fugaz ministro da economia, inaugurou a dependencia cubana da mesada soviética.
Foi humilhado no Congo e na Bolívia, onde o povo o ignorou e o P.Co traiu. Como explicar a auréola, para além das hagiografias panfletárias ( Sartre chegou a ronronar que o Che era "o mais completo ser humano da nossa era") ? A morte prematura ( 39 anos) dá uma mãozinha. Já era fotogénico, e os militares bolivianos ainda lhe aplicaram um foto-shop póstumo: obcecados em confirmar a sua identidade, lavaram-lhe o corpo e apararam-lhe e pentearam-lhe a barba e o cabelo. Um ultaje involuntário, pois Guevara abdominava os banhos - os camaradas chamavam-lhe "EL CHANCHO" ( " O PORCO " ).
O momento histórico caiu como uma luva: o Che morreu às vésperas de 1968, o ano mais refilão do século passado, co a contracultura, os movimentos estudantis e a reciclagem nos costumes. Em suma, a morte ficou-lhe muito bem. Não só o poupou ao julgamento pelos seus crimes como o beatificou como mártir da liberdade ( QUE ELE DESPREZAVA ).
Que contraste com a decrepitude fisica e politica do antidiluviano Fidel Castro! Como? Se Guevara apreciaria o papel de ídolo pop e adorno de canecas, isqueiros, porta chaves, carteiras, bones, sacos de lojas, marcadores de livros e T-shirts? Bolas, tambem não se pode ter tudo..."
in correio da manha 07 - 10 - 2007
jornalista Paulo Nogueira
Pois é.....a definição de democracia para os comunistas é bastante estranha. O pior disto tudo é ver por aí moços com t-shirts e bonés do " El Chanco" todos vaidosos não sabendo eles que trazem ao peito a imagem de um assassino a soldo e de um pequeno ditador não muito diferente daqueles que os comunistas tanto falam como Salazares e afins....